Já ouviu falar no Índice ODCP? Não!? Pode ser este o motivo de suas vendas não decolarem !

Já ouviu falar no Índice ODCP? Não!? Pode ser este o motivo de suas vendas não decolarem !

Sempre que colocamos um produto no mercado é fundamental classificarmos ele dentro do índice ODCP e quanto mais perto de 35 ( topo da cadeia) estiver maior serão as chances de sucesso.

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Classificar os produtos pode evitar problemas futuros

O índice ODC relaciona, através de notas entre 0 e 5, seu produto com determinados fatores externos de sua empresa, gerando uma nota final que indica a chance de sucesso dele no mercado.

O – OFERTA

A primeira avaliação é referente a oferta de produtos similares aos seus no mercado. Produtos com excesso de oferta tem concorrência mais acirrada e por isso são mais complicados de vender.

Avaliação

  • Concorrência Inexistente, 5 pontos ;
  • Concorrência Baixa, 4 pontos;
  • Concorrência Média, 3 pontos;
  • Concorrência Alta, 2 pontos;
  • Concorrência Extrema, 1 ponto.

D – DEMANDA

O próximo passo é verificar a demanda que o produto escolhido tem dentro do nicho de mercado escolhido por você. Quanto maior a demanda maior a nota atribuída a este quesito no Índice ODC.

Avaliação

  • Altíssima Demanda, 5 pontos ;
  • Alta Demanda, 4 pontos;
  • Média Demanda, 3 pontos;
  • Baixa Demanda, 2 pontos;
  • Fraquíssima Demanda, 1 ponto.

C – CONCORRÊNCIA

Este item visa avaliar a relação de entre a percepção que o público tem de sua empresa e produto com a concorrência. Lembre que não importa o que você pensa da sua empresa e produto mas o que seus clientes enxergam.

Avaliação

  • Sua empresa é mais bem avaliada e seu produto melhor, 5 pontos;
  • Sua empresa e produto são levemente melhores, 4 pontos;
  • Sua empresa se equivale mas seu produto é melhor, 4 pontos;
  • Sua empresa e produto se equivalem, 3 pontos;
  • Sua empresa é menos badalada mas seu produto é melhor, 3 pontos;
  • Sua empresa e produto são levemente inferiores a concorrência, 2 pontos;
  • Sua empresa e produto são inferiores a concorrência, 1 pontos;

P – PREÇO

Por fim vamos avaliar a relação do preço de seus produtos com os da concorrência. Lembre que as ferramentas de busca e comparação de preços mostram, quase que instantaneamente, os valores cobrados por produtos nos mais remotos confins do mundo (um pouco exagerado eu sei…).

Avaliação

  • Seu preço é o menor do mercado, 5 pontos;
  • Seu preço é similar ao menor do mercado, 4 pontos;
  • Seu preço é similar a média do mercado, 3 pontos;
  • Seu preço é maior que a média do mercado, 2 pontos;
  • Seu preço é o maior do mercado, 1 pontos;

CALCULANDO O ÍNDICE FINAL

Depois de atribuir notas para cada item, vamos aplicar o peso necessário em cada parte para termos uma avaliação funcional de nosso produtos.

a) Para setores nichados em renda per capta superiores

Índice ODCP = P + ( C * 3 ) + O + ( D * 2)

Índice acima de 25 tem grandes chances de sucesso;
Entre 15 e 25 chances moderadas;
Entre 10 e 15 são recomendadas ajustes no produto ou na imagem da empresa;
Abaixo de 10 não é recomendado o lançamento do produto ou serviço.

b) Para setores sem foco em renda per capta

Índice ODCP = (P * 3) + ( C * 2 ) + O + D

Índice acima de 25 tem grandes chances de sucesso;
Entre 15 e 25 chances moderadas;
Entre 10 e 15 são recomendadas ajustes no produto ou na imagem da empresa;
Abaixo de 10 não é recomendado o lançamento do produto ou serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O mais interessante do uso desta metodologia é que ela pode ser adaptada, por profissionais qualificados, alterando o peso de casa métrica para seu case específico, gerando uma avaliação mais eficiente e personalizada.

Espero que tenha ajudado a e boas vendas a todos !

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