Estratégias para Lojas Físicas no Mundo Digital

Estratégias para Lojas Físicas no Mundo Digital

Todos percebemos a evolução do comércio no mundo digital mas isso não decreta a morte das Lojas Físicas. Neste post iremos abordar algumas estratégias para alavancar as vendas locais e a fidelização de seus clientes.

Marketing Digital para Lojas Físicas
Marketing Digital para Lojas Físicas

A primeira coisa que gestores de Lojas Físicas devem fazer é segmentar seu público. Entender quem são, de onde veem e o que os motiva a comprar é fundamental para não perdermos dinheiro em campanhas ineficientes.

Uma vez que temos nosso público alvo definido chegou a hora de separar nossa estratégia em dois objetivos distintos: Conquistar novos Clientes e Fidelizar os Clientes Atuais.

“Os gestores precisam entender que é muito mais fácil vender para quem já nos conhece e confia que conquistar novas vendas. “

André Aguiar
Consquistando Clientes para Lojas Físicas
Conquistando Clientes para Lojas Físicas

CONQUISTANDO NOVOS CLIENTES

Segundo números apresentados pelo Google, 82% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de efetuar suas compras (em lojas físicas ou virtuais) e este índice nos dá uma dica de por onde começar, ou seja, devemos estar presentes nas buscas orgânicas (basicamente Google).

Crie um pequeno site, com destaque para seu endereço e fachada, capriche no SEO focando em termos locais e na região onde seu público alvo se encontra.

Depois do site no ar, integre com as principais ferramentas do Google: Meu Negócio, Search Console, Analytics e Google Ads . Isso vai ajudar seu posicionamento nas buscas orgânicas e a atrair clientes para sua loja.

Lembre que falei em segmentar o público (e suas motivações) ? Chegou a hora de usar estas informações para criar promoções nos seu site. Crie ações com prazo determinado. Motive-os a ir a sua LOJA HOJE.

Por fim vamos investir algum valor em anúncios patrocinados segmentados pelo público alvo (olha ele aí novamente) e na GEOLOCALIZAÇÃO ou seja, em volta de seu negócio.

Com essas ações você terá ampla cobertura, orgânica e paga, de seu público alvo ao redor (ou não) de seu estabelecimento.

FIDELIZANDO SEUS CLIENTES

Depois de fechar uma venda é FUNDAMENTAL começar o trabalho de fidelização. O primeiro passo prático é cadastrar o cliente e mostrar a ele que comprar em nossa loja é o primeiro passo de uma jornada que o fará muito feliz,

 Fluxo-fidelizacao-loja-fisica
Fidelização de Clientes

ATENÇÃO: O CADASTRO DEVE SER FEITO SEGUINDO OS PARÂMETROS DA NOVA LGPD, INFORMANDO A DESTINAÇÃO E OS CUIDADOS COM A SEGURANÇA DESTES DADOS.

Uma vez cadastrado, peça autorização para enviar material pelo Whatsapp, inclusive um CONVITE ESPECIAL para nosso clube de ofertas e descontos. Esse “CLUBE” nada mais é que um grupo, onde somente o administrador fala, por onde serão enviados catálogos, informações e ofertas para os clientes ESPECIAIS da loja.

Agora que temos todos os clientes cadastrados, dentro dos parâmetros legais, vamos começar a construir material para enviar periodicamente para esses clientes.

Uma dica importante é variar os conteúdos e não mandar somente ofertas e promoções. A pior coisa é ser taxado de “CUNHADO PIDÃO”, ou seja, aquela pessoa chata que só nos procurar para pedir coisas. No vídeo abaixo falo um pouco do Estigma do Cunhado Pidão.

Aqui na agência criamos dezenas de tipos de conteúdos mas para este post vou abordar 3 tipos:

  • Material para antes do Pico de vendas: Usado e postado 1 dias antes das datas de pico de vendas. Esse material deve ser composto por um catálogo com as peças mais bonitas e atraentes da loja;
  • Material para Dias Fracos: Usado antes dos dias que a loja não vende nada. Esse material contém ofertas agressivas com prazo curto, criando senso de urgência;
  • Relacionamento: Usado nos demais dias, passa dicas de uso dos produtos, cases, noticias, datas comemorativas, presente de aniversário (descontos) e outros temas que criem relacionamento com seus clientes.

Já definimos o tipo e as variações do material que será enviado para nossos clientes especiais e agora vamos montar nosso calendários e começar a enviar e vender.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Obviamente existem N maneiras de fomentar vendas para Lojas Físicas no Mundo Digital, estas são algumas estratégias que desenvolvemos na DMX WEB Solutions e que tem apresentado resultados satisfatórios.

Espero que gostem e boas vendas !

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