INBOUND MARKETING: Captação de Clientes para Prestadores de Serviço

INBOUND MARKETING: Captação de Clientes para Prestadores de Serviço

Muita gente fala em Inbound Marketing mas sempre fica uma dúvida de como implementar isso na prática e quais os resultados podemos esperar destas ações. Vamos tentar explicar como funciona e mostrar como implementar na prática.

Uma venda é o resultado de uma jornada que começa na percepção de uma necessidade, passa pela identificação de possíveis soluções e fornecedores e finaliza na tomada de decisão de compra.

Quando falamos em INBOUND MARKETING estamos propondo ações de conteúdo ou seja, posts ou páginas dentro do seu site (ou blog) que AJUDEM as pessoas a passar de uma estágio para outro na sua jornada de compras.

Jornada de Compras
Jornada de Compras

Uma vez que seu website esteja com bastante conteúdo relevante, as ferramentas de buscas orgânicas (Google) vão o indexar positivamente e esses conteúdos serão encontrados por muitas pessoas. Estas pessoas, serão direcionadas a seu web site dando a oportunidade de você os transformar em LEADS.

“LEADS, na prática, são os possíveis clientes que se cadastrem ou entrem em contato com você.”

André Aguiar

COMO CRIAR CONTEÚDOS

Os conteúdos que vamos criar devem, obrigatoriamente, ajudar os clientes em potenciais a resolver algum de seus problemas. Essa é a essência do INBOUND MARKETING.

Associado a relevância do tema, devemos conduzir o cliente ao próximo passo da jornada de compra, ratificando nossas qualidades para ser o fornecedor ideal para a solução que ele procura.

Lembre que uma compra de serviço sempre tem uma jornada própria e, por não sabermos em que momento nosso cliente está, devemos produzir conteúdos que abordem todas as etapas, sempre direcionando-o para próxima etapa do processo decisório.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se o conteúdo foi feito corretamente, em quantidade suficiente e seu site trabalhou o SEO de forma satisfatória, em algum tempo você será achado com facilidade nas ferramentas de busca e seus clientes em potencial vão começar a entrar em seu site.

Em resumo: é jogar uma boa isca nas ferramentas de busca, caprichar no SEO e ter um conteúdo de qualidade para poder transformar aquele buscador em um possível cliente.

Abraços e boas vendas

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