MARKETING DIGITAL FOCADO EM LOJAS FÍSICAS

MARKETING DIGITAL FOCADO EM LOJAS FÍSICAS

Temos recebido muitos contatos de empresas que não tem lojas virtuais e que desejam posicionar suas lojas físicas no mercado utilizando os meios digitais. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre isso focando no aumento de vendas.
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SOBRE O MERCADO

É importante salientar que existem 2 públicos básicos ( obviamente cada um destes tem N variantes) que consomem em lojas físicas, os que usam as mídias sociais e meios digitais em profusão e os que não usam ou usam de forma reduzida. Tendo isso em mente vamos abordar algumas estratégias legais para posicionar sua marca e melhorar suas vendas através dos meios e mídias digitais.

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Ações dentro da loja

AÇÕES INICIAIS OU DE PREPARAÇÃO

É muito importante que seja feito um PLANEJAMENTO DE AÇÕES onde sejam detalhadas os objetivos, as estratégias, as mídias, a periodicidade, a linguagem e as ações táticas (somente escopo) à serem implementadas.

Um vez definido o plano de ações vamos treinar vendedores e gerentes para divulgar as mídias sociais da loja (se possível incentivando o envolvimento) e, acima de tudo, capturar e-mails (mail marketing) e telefones (ações no WhatsApp).

AÇÕES NO WHATSAPP

Vamos criar um clube para os clientes que CONCORDAREM em receber nosso material no Whatsapp. Vamos enviar material periódico (sem exageros) com informações relevantes sobre como nossos produtos podem melhorar a vida delas (ou deles). Junto, obviamente, promoções EXCLUSIVAS para os membros do “clube”, sempre ressaltando o senso de urgência.

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AÇÕES EM MÍDIAS SOCIAIS

É muito importante deixar claro que cada mídia social (instagram, facebook, linkedin …) tem uma linguagem própria, devendo ser utilizada de forma específica (sem deixar de ser integrada com a campanha). Neste post estamos abordando estratégias e por isso não vou entrar na especificidade de cada uma.

Não vamos, em hipótese alguma, usar as mídias sociais com catálogo de produtos, isso é um erro CRASSO, mas sim com um conjunto de publicações que visem divulgar onde nossa loja está, posicionar o DNA da marca na cabeça de nosso cliente, as vantagens de nossos produtos, o valor que podemos agregar na vida dele e, por fim, algumas ofertas especiais.

Faça um plano de comunicação com 30 dias de antecedência e não esqueça as datas relevantes do período.

STORIES, INTIMIDADE COM A MARCA

Os STORIES devem ser usados para criar intimidade com seu público. Poste as novidades do dia a dia, as ofertas que estão bombando, fatos cotidianos e tudo que faça seu cliente sentir que é parte da sua rotina. Use e abuse das ações interativas, peça opiniões, implemente essas opiniões (quando forem interessantes) na loja. Mostre que se importa com o que seus clientes pensam.

CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Lembra que pedimos para vendedores e gerentes capturarem os e-mails dos clientes ? Chegou a hora de usar.

Vamos mandar catálogos com seus produtos (sempre usando a metodologia que citei acima). Vamos dar parabéns pelo seu aniversário, dar presentes (cupons de descontos). Lembre, queremos criar intimidade com a marca.

Nada de e-mails rebuscados, cheios de imagens. Vocês são amigos, então as mensagens devem ser intimas, indicando oportunidades e novidades.

CAMPANHAS PATROCINADAS (PAGAS)

Por fim, mas não menos importante, crie campanhas GEO LOCALIZADAS (que atacam clientes em volta de sua loja) com promoções espetaculares. Atraia as pessoas para sua loja, faça vendas, capture seus e-mails e telefones … A roda começa a girar novamente !

METRIFICAÇÃO DE RESULTADOS

Nada disso tem valor se não transformarmos nossos esforços em resultados. Cada empresa tem os seus objetivos (alcance, envolvimento, vendas…) e devemos ter alguém monitorando cada ação de forma a verificar a eficácia de cada uma delas. Isso é fundamental.

No começo isso deve ser diário e, em virtude dos dados de performance, fazer ajustes nos processos. em média os resultados vem entre 4 e 6 meses dependendo do produto e público alvo.

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Ferramenta de Análise de Dados

Espero der dado uma boa idéia de como desenvolver suas ações de marketing digital focado em lojas físicas. Boa sorte.

Em caso de dúvidas estamos ás ordens.

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Quer mais dicas e material técnico, clique aqui !

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