Estratégias para alavancar seu E-Commerce através de ações de Marketing Digital

Estratégias para alavancar seu E-Commerce através de ações de Marketing Digital

De longe, o grupo de pessoas que mais nos procura são donos de lojas virtuais que não estão conseguindo deslanchar seus negócios. Existem vários motivos para que isso aconteça, vamos passar por eles e sugerir algumas estratégias para ajudar aos empreendedores a alavancar seu E-Commerce .

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ANÁLISE DE CENÁRIO

A queda das vendas nos pontos físicos, associado ao aumento do consumo no mundo virtual fez uma gama enorme de pessoas apostarem em lojas virtuais, levando seus negócios para nuvem, com todos os seus prós e contras.

Todos sabemos que uma loja virtual tem uma abrangência mundial, que tem custos físicos baixos e requer pouca mão de obra para seu dia-a-dia. Por outro lado o mercado virtual é cruel, a concorrência é acirrada e a necessidade de investimento massivo em ações de marketing é fundamental para salavancar seu E-Commerce .

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Sebrae Fórum 2016

Tendo em vista o cenário apresentado e a quantidade de lojas que não se sustentam, tenho total convicção de que a maioria dos empreendedores não tinha noção de onde estavam se metendo e por isso os resultados são tão fracos.

Como resolver isso? Como aumentar minhas vendas e salvar meu negócio?

Não existe resposta mágica ou fácil para isso, mas vamos tentar mostrar algumas estratégias para alavancar suas vendas.

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS

A primeira coisa a fazer, uma vez que você já sabe o que vai vender, é definir para QUEM VOCÊ DESEJA VENDER. Não existe análise ou planejamento sem o que você deseja ofertar e para quem você vai fazer essa oferta.

Tendo isso em mãos, é necessário pesquisar o mercado e saber como sua concorrência está agindo, quanto está cobrando e o sucesso que eles veem obtendo com essa empreitada. Esses dados vão balizar o quanto você vai cobrar e como vai ofertar seus produtos.

Se seu produto for mais caro que os da concorrência a solução é focar na qualidade e nos diferenciais que ele apresenta. Buscando um posicionamento de exclusividade, marca ou qualidade.

Caso seu produto esteja na faixa de preços da concorrência ou mais baixo, o foco deve ser no custo, na relação custoxbenefícios e, sempre, nos diferenciais que apresenta.

Uma vez definido a estratégia, vamos a mais alguns detalhes e a dicas de como operacionalizar suas campanhas.

PESSOAS COMPRAM EXPERIÊNCIAS

Cada dia que passa, o conceito que valoriza o prazer de USAR um produto em detrimento ao de TER o mesmo produto se consolida na cabeça do consumidor nacional e, sendo assim, foque na divulgação de como seus clientes vão ter PRAZER em usar seus produtos ou como será agregado VALOR pelo consumo do que você oferece.

Plante experiências,
Colha resultados !

André Aguiar

COMECE PELO BÁSICO: ARRUME SUA LOJA !

Quando uma pessoa entre em uma loja física é, em via de regra, atendida por um vendedor. Quem é o seu vendedor na LOJA VIRTUAL ?

Sim, ele existe. São as fotos que você disponibiliza em cada produto de sua loja. Elas devem mostrar detalhes do produto, ser intercaladas com flayers onde divulgaremos informações relevantes e impulsionadores de compra (descontos, fretes grátis e afins).

Por fim não esqueça de detalhar a composição do produto (tecidos, itens inclusos…), o tamanho das peças e, se possível um vídeo mostrando seu uso (isso é o máximos mas sei que complica).

Seus banners devem falar de temas ESPECÍFICOS: Descontos, vantagens, promoções, locais de aplicação de seus produtos ou conceitos da MARCA. Fuja de generalidades que não enganam ninguém. Frases como “Somos os mais experientes” ou “Descontos Imperdíveis” são invariavelmente ignorados.

Por fim tenha variedada na loja, mantenha o frete baixo (mesmo que suba o preço da peça um pouquinho) e de vantagens para os clientes fiéis (preços diferenciados). Manter os clientes fiéis é tão importante quanto conseguir novos clientes.

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Seus produtos e suas fotos são seus VENDEDORES

GOOGLE: BUSCA ORGÂNCIA E INDEXAÇÃO

Antes da sair gastando dinheiro com campanhas nas Mídias Sociais ou nas ferramentas PAGAS do GOOGLE, que tal se destacar nas ferramentas GRATUITAS ?

A primeira coisa á fazer é utilizar técnicas SEO no seu site. Fale com seu desenvolvedor ou contrate alguém para isso. Sem isso nada de Goolge para você !

Converse com seus desenvolvedor (isso é bem técnico, não tem jeito) e integre sua loja as ferramentas GOOGLE SEARCH CONSOLE e GOOGLE MY BUSINESS eles vão garantir visiblidade nas buscas orgânicas (grátis) do Google e ajudar a alavancar seu E-Commerce .

Temos um artigo sobre GOOGLE SEARCH CONSOLE que pode te ajudar, clique aqui para ler !

Seguindo esses passos (os dois anteriores) você terá feito o Básico e pode começar a pensar mais agressivamente para alavancar seu E-Commerce .

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

Hoje existem uma penca de Marketplaces (shoppings virtuais que vendem seus produtos por uma comissão), Shoppings Virtuais, Mercados e Catálogos em Mídias Sociais que podem alavancar suas vendas. Entre em todos que não prejudicarem o posicionamento de sua marca !

ATENÇÃO: Se seu produto é de luxo você NÃO deve anunciar em locais populares. Isso prejudica o posicionamento (como as pessoas te enxergam) de sua merca !

Uma vez dentro, acesso todos os dias e veja se seus preços estão na primeira tela das Consultas para seu produto. Produtos na fora da 1a página vendem muito menos !

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Marketplaces

GERE E CULTIVE UMA AUDIÊNCIA

Não trate seus clientes como IDIOTAS, trate-os como amigos e elementos FUNDAMENTAIS para seu negócio. Mantenha contato constate com eles através das redes sociais, mande mimos, material relevante e muitos diferenciais (descontos). Mostre (e faça-os) que eles são relevantes para sua empresa e que você preza a opinião deles.

Use e abuse de STORIES pois eles são initmistas. Deixe os posts para algo um pouco mais engessado.

Responda sempre as mensagens dos clientes focando em RESOLVER SUAS QUESTÕES. Se for para ficar enrolando é melhor nem responder ! As pessoas reagem a preocupação que você demonstra por elas.

Seus FEEDS e TIME LINES devem representar a totalidade de seu negócio: O DNA de sua marca, ambientes de utilização, seu relacionamento com clientes, ações sociais e de sustentabilidade além dos seus diferencias e promoções relevantes.

Use o TWITTER para comunicação mais dinâmica com seus clientes (se necessários for). Use a linguagem adquada ao seu público alvo. Se posicione, sem exageros em temas que representem os VALORES ESSENCIAIS de sua marca.

CAMPANHAS PATROCINADAS

Com todos os passos já implementados no dia a dia da sua empresa, chegou a hora de alavancar seu E-Commerce jogando um pouco da combustível em suas ações.

As campanhas que utilizam dinheiro para amplificar seus resultados são MARAVILHOSAS para quem está pronto. O FACEBOOK e o INSTAGRAM tem ótimas ferramentas de anúncios que, se bem utilizadas, podem trazer muitas vendas para sua loja.

O GOOGLE ADS pode colocar você na primeira páginas das Buscas além de oferecer o todo poderoso GOOGLE SHOPPING para você expor seus produtos.

Tem muita coisa boa que pode ajudar você a alavancar seu E-Commerce . Espero ter ajudado.

O Post ficou gigante e vou encerrando por aqui. Se tiver alguma dúvida basta deixar seu comentário ou mandar uma mensagem para gente.

Abraços para todos.